• Quem Somos

    A São Rafael Sistema de Apoio a Saúde, é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos.

    Fundada em 2004, com a proposta de promover saúde, prevenir doenças e criar oportunidades onde antes existia sofrimento e desesperança.

    Por entendermos que a família é parte do problema, mas também é parte da solução, a equipe de profissionais da Psicologia e Psicanálise da São Rafael acompanham os pais das crianças e adolescentes, ouvindo, orientando e valorizando seu papel para garantia dos seus direitos.

    Os projetos desenvolvidos pela São Rafael são cadastrados no Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a entidade também é reconhecida como instituição de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal.

    A Estrutura Administrativa da São Rafael conta com Conselho Administrativo, Conselho Fiscal e Conselho de Profissionais.

    A prestação de contas de todos os recursos recebidos pela instituição – Fundo da Infância e Adolescência (FIA), doações de pessoas físicas ou jurídicas, recursos provenientes de eventos, etc. – é acompanhada pelo Tribunal de Contas da União e Ministério Público do Estado.

    O QUE É UMA OSC

    É considerada Organização da Sociedade Civil (OSC) toda e qualquer entidade que desenvolva projetos sociais com finalidade pública. Tais entidades também são classificadas como instituições do Terceiro Setor, uma vez que não têm fins econômicos. Esta expressão foi adotada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no início da década de 90 e significa a mesma coisa que ONG – termo que se tornou mais conhecido devido ao fato de ser utilizado pela ONU e pelo Banco Mundial. Essa idéia fomentou o exercício da cidadania de forma mais direta e autônoma, na medida em que a sociedade civil abriu um espaço maior de participação nas causas coletivas. Em termos jurídicos, segundo a legislação brasileira, o termo não é reconhecido.

  • Missão

    Realizar serviços, programas e projetos de assistência social na promoção da saúde física, mental e qualidade de vida.

  • Visão

    Ser referência no desenvolvimento de iniciativas multiprofissionais e interdisciplinares que resultem em soluções para o bem comum, produzidas em sinergia com a comunidade e compartilhadas, indiscriminadamente.